Serigrafia & Porchoir


A palavra Serigrafia deriva do latim, seri = seda e do grego = graphein = escrita ou desenho. A Serigrafia consiste em um processo de permeação determinado pelo termo gravura permeográfica, ou seja, nessa técnica não há a remoção de material como os sulcos da xilogravura ou gravura em metal. 

É um processo que se dá no plano e seu princípio básico está relacionado freqüentemente ao mesmo princípio do estêncil ou molde vazado, onde uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o suporte a ser colorido.

Dessa forma a serigrafia consiste em um processo de impressão vazado, ou gravura a estampilha, no qual uma tela esticada em um quadro possui partes vedadas por processos foto- sensibilizantes e químicos,  as quais não permitem a passagem da tinta Encontramos com freqüência diferentes termos para essa técnica: serigrafia industrial, serigrafia artesanal, silk screen, gravura planográfica, screen print e serigraph dentre outros. Porchoir

Os moldes vazados foram utilizados em toda a antiguidade por Gregos, Egípcios, Chineses e Japoneses. Na renascença os pintores se utilizavam de moldes vazados para os grandes murais e afrescos.  Esses moldes conhecidos como “polvos” eram utilizados com talco ou pó de carvão para produzir um calco dos contornos principais na parede para depois se iniciar a pintura. Esse método ficou conhecido como porchoir.

Foi com moldes vazados que se decoraram vários palácios e residências, pois com eles se conseguiam fornatos coloridos e de grandes diversidade. No início desse século foi largamente utilizado na decoração de interiores nas residências do Brasil, recentemente com os recursos de patinas, esponjados, e outras técnicas de decoração o molde vazado retorna às paredes com o nome de estêncil. A partir das décadas de 40 e 50 os clubes de gravura utilizaram-se dos porchoir aliados a xilogravura e linóleo gravura.

Na atualidade os moldes vazados existem em quantidade e variedade: réguas para crianças com desenhos vazados, letras em metal e plástico para usos diversos, moldes para pintura em tecido, etc.