O GRAVURAR tem um espaço preparado com equipamentos e estrutura para receber artistas que busquem desenvolver seus projetos pessoais em gravura e outras linguagens artísticas.
Artistas que atuam ou atuaram no Gravurar
Rose Sardin (2021 -)
Depois de quase três décadas atuando comodesigner gráfica e vivendo em São Paulo, em 2018 mudo para Santos, onde passo a me dedicar tambémàs artes visuais.Como artista minha proposta é trabalhar com a apropriação e reuso de materiais impressos que seriam descartados.São desenhos, colagens, monotipias, frotagens e experimentos gráficos, com embalagens de papel, revistas, livros ou outros materiais que chamem minha atenção por suas formas e texturas. Formada em Comunicação Social pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e com pós-graduação na ECA/USP.
http://instagram.com/rosesardin
Isabel Barsotti (20218 -)
Artista visual, pesquisadora e arte educadora. Mestra em Ensino pela Universidade Metropolitana de Santos. Licenciada em Artes Visuais e Música.
Apaixonada por composição de imagens, música, bordado e costura.
Renata Salgado (2017 – 2019)
É artista visual e pesquisadora. Mestra em Educação pela UNISANTOS. Pós-graduada em História da Arte Faculdades Claretiano – São Paulo – SP. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUS – UNISANTOS e Licenciada em Artes Visuais pela UNISANTA, aonde veio a se apaixonar pela gravura e suas possibilidades. Em maio de 2008, ainda na faculdade de artes conheceu e começou a fazer parte do Grupo de Gravura Mariana Quito. Fez parte do Coletivo Santista de Gravura, formado por ex-integrantes do GGMQ e atualmente é artista frequentadora do Gravurar, espaço voltado às artes gráficas localizado em Santos-SP.
instagram.com/renatarte.salgado
cargocollective.com/renatasalgado
Julian Campos (2017 – 2019)
É artista visual e ilustrador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. Faz parte do grupo de artistas frequentadores Gravurar, espaço voltado às artes gráficas localizado em Santos-SP, onde pesquisa e produz gravuras em técnicas de relevo e calcogravura. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea, em SãoPaulo/SP. Tem participado de exposições, mostras e salões de artes com sua produção voltada a linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista. Ministra oficinas e cursos na rede Sesc-SP e em outros centros culturais sobre técnicas artísticas e assuntos relacionados a sua produção.
cargocollective.com/juliancampos
instagram.com/juliancamposart/
Verônica Melo de Lima (2018 – 2019)
Estudou na escola Livre da Estação das Artes, nos cursos de desenho e óleo sobre tela desde 1998. Formou-se na Universidade Santa Cecília no curso de Ed. Artística com habilitação em Artes em 2006 e frequentou o Curso de Gravura do Grupo Mariana Quito, de 2006 a 2012. Retomou os trabalhos de gravura de 2018 até meados de 2019 no Espaço Gravurar.
Rachel Midori (2017 – 2018)
É artista visual e arte educadora. Possui licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas. Frequentou o Grupo Gravura Mariana Quito de 2007 a 2013, onde começou a desenvolver sua pesquisa em Gravura. Participou de mostras no Brasil e no exterior. Ministrou cursos e workshops no Gravurar e em outros espaços culturais.
rachelmidori@gmail.com
https://www.instagram.com/rachelmidori_
Lídice Moura (2016 – 2017)
É artista visual e desde os anos 90 vem expondo no Brasil e exterior. Professora universitária com mestrado em arte educação ministra cursos em instituições de arte e ateliês. Participou na formação do ateliê Gravurar desde sua inauguração dando cursos e workshops. No momento vive em São Paulo/SP.
Fabiola Notari (2016)
É artista visual e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa pelo Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP) com a tese Eisenstein no Brasil, mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM) com a dissertação Linhamanuscrita: relações poéticas entre memória, escrita e esquecimento e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde leciona desde 2012. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista em parceria com Marisa Garcia de Souza. Ambas as iniciativas são realizadas na Casa Contemporânea, espaço multidisciplinar localizado no bairro de Vila Mariana em São Paulo-SP. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, fotografia e livro de artista.