….e ocasionalmente na parede
Qual foi a primeira intervenção desse projeto?
O que é essa imagem que você está vendo no poste?
É uma gravura ( obra de arte) que foi elaborada pela artista Márcia Santtos. Márcia é uma artista gravadora, ou seja, ela pratica a arte da ‘gravura’ em seu ateliê de nome GRAVURAR na cidade de Santos.
Mas você sabe o que é uma gravura?
Pense em um carimbo. Você poderá entintá-lo e pressionando contra um papel reproduzir a imagem inúmeras vezes, correto?
A gravura é como o carimbo. O carimbo é a “matriz” da gravura feita pelo artista. O artista grava uma imagem na matriz, criando um entalhe e sulcos, depois passa tinta nela e a reproduz inúmeras vezes sobre papéis, como no carimbo.
A imagem que te trouxe até aqui é uma gravura!
O objetivo do projeto ‘GRAVURA NO POSTE e ocasionalmente na parede’ é levar arte da gravura para as ruas da cidade.
Por que colar arte em postes?
Os dados do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados em 25 de agosto de 2021 afirma que 70% da população brasileira nunca foi a museus ou centros culturais. Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/cultura/metade-dos-brasileiros-nunca-foi-a-cinema-teatro-ou-museu-0v1b65ipencimrrmevun4e5hq/ Acesso fev. 2022.
Então vamos levar a essa população arte! Gravura é arte de multiplicação, circulação, democratização e acessível por ser um múltiplo. Ela vai para a rua assim como para a galeria e o museu. Ela se oferece a todos!
Sobre a imagem que você viu
Gostou da imagem? Localiza-a e conheça mais sobre a técnica pela qual foi realizada
Você pode participar desse projeto.
Faça uma selfie junto à gravura. Envie para nós publicarmos em nossas redes sociais e aqui explicando o que chamou atenção na imagem.
Colar gravuras nas ruas é algo inovador?
Não! Com o surgimento da imprensa e posteriormente a impressão em massa no final do século XIX, cartazes com propagandas das mais diversas como: circos, eventos, protestos e até política ganharam as ruas
Pós segunda guerra, esse caráter de comunicação massiva desses cartazes cria uma categoria que ficou conhecida como Lambe- lambe ou paste up, ou ainda wheatpaste.
Atualmente temos outras intervenções nas ruas como grafite, estencil, sticker, etc.
Para saber mais: https://muitasmidias.wordpress.com/2015/06/26/a-resistencia-lambe-lambe-a-midia-cartaz-ainda-comunica-algo-novo/
Quem é Márcia Santtos
Márcia Santtos é natural de Santos- SP Brasil.
Fundadora do Gravurar – espaço gráfico.
Artista plástica e arte educadora trabalha com desenho e gravura dedicando-se a pesquisa na área de gravura sobre materiais não convencionais. Participou de exposições por todo o Brasil e exterior. Suas obras fazem parte de acervos nacionais e internacionais.
Para saber mais: https://marciasanttos.com.br/
Email: marciasanttos@gmail.com